Pular para o conteúdo principal

Por que somos assim?!

A sociedade brasileira se queixa o tempo todo da "sociedade brasileira". Tudo muito estranho poderíamos e seria lógico nos queixarmos de outras sociedades tal qual peruanos de chilenos, bolivianos de peruanos e de chilenos e chilenos destes e de outros.
Mas nós não! Nos queixamos de nós. Como se fôssemos várias sociedades numa só!
Bom, depois do escrito acima creio que posso dizer: maktub! Também eureca! Ou qualquer frase pronta que signifique que aí está a verdade. Ou que por estar implícito estivesse escrito no nosso gene.
Sim, pois "as sociedades brasileiras" sofrem de divisões políticas partidárias, genealógicas, raciais, religiosas, profissionais, regionais, etc. (Não me privo de falar que esta última é tão velada quanto gritante).
Isso explica o brasileiro? Sim e não.
Explica os energúmenos presos a estas questões de cunho particular (explica aquele ser desapegado do todo social), uma vez que nenhum sujeito escapa de suas particularidades. Isso não significa que tenha razão, pois o indivíduo sem pensamento holístico não atinge sua plenitude cidadã e se torna apenas um sectário dos vícios alheios, um membro de uma raça ou apenas mais um profissional bem ou mal sucedido.
De forma mais simples podemos distinguir outras divisões da sociedade brasileira que cheia de si cheira a um polimatismo de ouropel, falso e esquálido!
Seriam as distinções que fazemos entre povo, políticos e poder público.
As relações são claramente patéticas com ofensas e trocas de acusações.
O povo acusa o político, o político acusa as instituições públicas, estas por sua vez não acusa o povo, mas aos políticos de, entre outras verdades, larápios do erário, com certa raridade, mas pouco mais presente nas manchetes dos jornais e revistas não parceiras daqueles.
A verdade não vista é que todos negligenciam a realidade em prol de respostas aos seus guetos deixando o todo, a visão holística dos fatos de lado. Por interesse ou incapacidade o gestor, o povo, as instituições falam línguas diferentes atendendo a objetivos escusos de multinacionais ou a desejos secretos. Políticos e afins condenam o povo a eternos modelos de servidão e a uma intensa escuridão pautada no analfabetismo. Quanto ao NÃO EXPLICA a formulação é por sua conta e risco.
Esse é nosso histórico, nosso legado: o servilismo, analfabetismo funcional e atendimento a oligarquias.
Não haverá paz nem progresso numa nação onde instituições públicas servem a interesses suspeitos, onde políticos não sabem o seu papel, onde o povo está contra o povo.
O porquê de sermos assim temos explicações para encher páginas de livros. Mas isso não vem ao caso. Importa o "agora" ardente: a resoluções das farsas nos moldes ou pelo prisma dos poderosos!
Proclamo o fim do que nunca existiu: a nação brasileira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.

Resenha: A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.  A pedagogia da existência e a pedagogia da essência.  (Bogdan Suchodolski) É apontado como espectro fundamental da questão dos entendimentos pedagógicos, isto é, a linha inicialmente escolhida delimita o campo interpretativo indicador da realidade pretendida para a área em questão. Pedagogia de Platão e pedagogia Cristã A diferenciação do mundo da “ideia perfeita” e do “mundo das sombras” não é exógena ao ser, mas imanência diante das buscas e realizações. A busca da realidade ideal funda a pedagogia da essência ou como dizem: sua essência verdadeira. Para Platão o conhecimento vem das “reminiscências observadas no mundo da ideia perfeita”. A pedagogia cristã reformulou este pensamento rompendo com o empirismo apoiando-se na ideia de um mundo ulterior e adequado a vida do espirito. Ainda sob influência da filosofia o cristianismo se apega a propósitos peripatéticos no conjunto antinômico matéria – forma aceit

Minha futura ex-mulher

Diz a convenção: – Que fale agora ou cale-se para sempre! Fim da frase início de uma vida a dois (no mundo ocidental e na bitola religiosa mercantilista de algumas sociedades: casamento). Isso pode ser bom para muitos, tanto é que os índices aqui, na China e na Índia estão crescendo com o vapor das respectivas economias.  Sei que partes dos casamentos não precisam de um padre com suas frases monótonas nem um monge dizendo: “quando estiverem falando línguas diferentes basta ir para um canto da casa e ficar zen”, mas constantemente há um protocolo tosco que quase sempre dá em nada ou em juízo - independente da cultura. Dia desses estava dado nos jornais que o índice de casamento está em alta por aqui - também o divórcio tem crescido não proporcionalmente. Os separados casam-se novamente inflando o índice. Estranho, mas casam-se pela segunda e terceira vez. Tenho um amigo que complementa essa estatística em todos os formatos. A busca, o encontro, a união, a desunião e a repetiçã

Vulnerant omnes, ultima necat

Esta inscrição (título) em Latim (como outras tantas) encerra um caráter excessivamente preciso sobre a vida ou sobre nossas ações e o modo como "não" percebemos o mundo. Talvez possa induzir fracos pensarem que nada valha fazer porque a ordem de tudo é um fado... Mas o que pensam sobre tal frase os que não se importam com os demais?   Não percebem que caminhamos todos para um nada comum! Homicida não é somente aquele sujeito que tira a vida do outro, mas todos aqueles que impõem suas veleidades sobre os demais para vantagem pessoal. Qual a diferença de falastrões, profetas, marqueteiros, palestrantes e políticos? Nenhuma... Em equivalência não atentam para os ponteiros da vida e não entendem o significado dos dias em que " vulnerant omnes, ultima necat *. Que sim, algumas de suas verdades não valem um quinto do que lhe é dado. Que tantas outras que tornariam a vida de "muitos" melhor é deixada de lado... Porém cada um olha apenas pa